Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Acordo visa aperfeiçoar o PBE Edifica



O Inmetro assinou no dia 16 de julho, termo de cooperação com a Eletrobras e a Adene

Clipping/Procel Info

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) firma acordo hoje com a Eletrobras e a Agência para a Energia (Adene) de Portugal. O objetivo da parceria é aprimorar o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica), que analisa as construções residenciais, comerciais e prédios públicos, quanto sua eficiência energética.
“Segundo pesquisas do Inmetro, cerca de 80% dos consumidores observam a etiqueta de eficiência energética nos eletrodomésticos antes da compra. Nosso objetivo é expandir essa influência do programa para o mercado imobiliário e levar a economia aos prédios residenciais, comerciais e públicos, que se atenderem a essa regulamentação de caráter voluntário, podem reduzir de 30 a 50% dos custos com energia”, explica Marcos Borges, responsável pelo PBE.
Com a parceria, o Inmetro e a Eletrobras contarão com o apoio técnico da Adene, onde a certificação de eficiência energética de edifícios é uma das mais avançadas do mundo para a certificação de profissionais habilitados a fazer avaliação de projetos e inspeção de edifícios. Por outro lado a Adene, passa a ter acesso a experiência brasileira na etiquetagem energética de equipamentos de aquecimento solar de água e componentes fotovoltaicos.
O objetivo do acordo é incentivar a elaboração de projetos que aproveitem ao máximo a capacidade de iluminação e ventilação natural das construções, resultando em menor consumo de energia elétrica. Assim como os eletrodomésticos que fazem parte do PBE, os projetos de arquitetura são analisados e recebem etiquetas com graduações de acordo com seu consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário