Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Escola recebe certificação Aqua


Notícias

São Paulo, 23/05/2012 - 16:31
Escola recebe certificação Aqua
No dia 16 de maio de 2012, foi inaugurada em São Paulo (SP), a primeira escola estadual com instalações automatizadas

A escola estadual Ilha da Juventude foi á primeira escola a receber o certificado de Alta Qualidade Ambiental (Aqua), da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Localizada na zona norte de São Paulo (SP), a cerimônia de inauguração ocorreu no dia 16 de maio e, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. O certificado é destinado aos projetos que visam, principalmente, a sustentabilidade desde seu esboço inicial até a finalização da obra.

O projeto de iluminação é todo automatizado, sendo que, as luzes instaladas próximas às janelas são desligadas quando há a incidência da luz solar no ambiente.

A infra-estrutura do prédio é composta por 15 salas, sendo uma de leitura, uma de informática, uma de uso múltiplo, e as demais salas de aula. O início das atividades escolares foi em fevereiro deste ano e, atualmente conta com cerca de mil estudantes matriculados, nos níveis; médio, regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A construção da escola teve início em agosto de 2010, com conclusão em março de 2012. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o investimento foi de aproximadamente R$3,4 milhões, e a previsão é que até 2014 seja realizada a construção de mais 200 escolas com os mesmos padrões da Ilha da Juventude.

O certificado Aqua é concedido ao final de cada etapa do empreendimento; programa, concepção e realização. A auditoria é feita pela própria Fundação Vanzolini, que é coordenada por professores do departamento de engenharia de produção da escola politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Pela economia e eficiência energética do projeto, é provável que a escola receba ainda a certificação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel Edifica), a ser adotado como uma das metas do compromisso assumido pelo Estado de São Paulo em reduzir 20% á emissão de carbono até 2020. A etiqueta atesta a eficiência energética em edificações e é concedido em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário